Contaminação
Aulas permanecem suspensas no campus Pelotas do IFSul
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, instituto não prevê prazo para retorno das atividades; data poderá ser conhecida na quarta-feira
Carlos Queiroz -
As aulas continuam suspensas no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O retorno deverá ser anunciado na próxima quarta-feira, dia 30. Até lá, informou a direção, alguns procedimentos seguem sendo realizados para um retorno seguro das atividades acadêmicas.
Um laudo divulgado pelo Sanep apontou para uma contaminação interna nos reservatórios do campus, localizado na Praça 20 de setembro. Foram encontrados coliformes fecais em quatro pontos coletados. Diversas pessoas que ou estudam ou trabalham no local apresentaram mal-estar, dores de cabeça e disenteria.
Em uma avaliação feita pela própria instituição foi encontrada água com mau cheiro e coloração estranha. O Sanep também informou ter coletado amostras na rede geral em toda a região onde está localizado o campus e não encontrou alterações, o que confirmaria que o problema é interno.
No final da manhã desta segunda-feira, um novo comunicado foi lançado. Conforme o diretor do Campus, Carlos Corrêa, a decisão foi tomada para ter mais tempo de finalizar os trabalhos de limpeza e terminar uma avaliação completa do problema.
“Só queremos voltar quando tiver 100% de condições. Até quarta-feira, teremos uma avaliação geral”, informou, citando laudos que são realizados pelo Sanep, pelo curso de Química e por uma empresa terceirizada. Novas amostras foram coletadas na sexta-feira e nesta segunda, quando também houve uma nova reunião entre direção da unidade e do Sanep.
Com o adiamento, será possível ter acesso a novos laudos que estão sendo finalizados. Corrêa citou um estudo técnico realizado pelo curso de Química, que apontou valores baixos de cloro, o que foi reforçado pela autarquia. “Vamos fazer avaliação de novo, colocar novo cloro para ter um laudo definitivo provavelmente nesta terça-feira”, disse.
Trabalho é conjunto
Na manhã desta segunda-feira, houve uma nova reunião entre a autarquia responsável pelo abastecimento de água no município e o IFSul. As aulas, que voltariam nesta terça-feira, foram adiadas para que uma nova revisão geral ocorresse. Além de novas limpezas e de novas avaliações na tubulação, um novo laudo final é preparado.
“Na quarta-feira vamos ter uma data definida para voltar. Não queremos ter pressa para evitar qualquer complicação futura. Estamos trabalhando em conjunto com o Sanep para que tudo seja normalizado”, assegura-se Corrêa.
Algumas adaptações ainda seguem em andamento. Conforme o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a entrada do abastecimento do Campus foi alterada e a autarquia segue prestando apoio técnico ao instituto. “Auxiliamos eles na desinfecção e cloloração. Agora o processo é de adaptações internas para depois fazermos um novo laudo”, explicou Garcia.
Um novo comunicado deve ser dado pela direção do Campus Pelotas na quarta-feira.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário